Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

BOLÍVIA, NO RUMO DO SOCIALISMO

A vitória eleitoral na reeleição do Presidente boliviano Evo Morales significou, na avaliação do próprio Evo uma resposta do povo para acelerar o processo de construção do socialismo no país. Evo do Partido MAS-Movimento ao Socialismo obteve 63% do votos contra os 28% obtido por Manfred Reyes do partido PPB-CN de direita e principal aliado dos Estados Unidos.
A vitória de Evo foi emblemática e um feito histórico na história da Bolívia. Em 2005 Morales obteve 1,7milhões de votos. Agora, nas eleições de 6 de Dezembro de 2009 obteve 2,7 milhões de votos. A vitória foi mais emblemática na área rural onde obteve 80% dos votos. Já na área urbana obteve 54%.
No seu discurso de posse o Presidente reeleito disse: “Estou seguro de que vamos seguir somando, e o que disse nosso avô se cumpriu. Nosso avô Tupac Katari disse: ‘eu morro, mas voltarei e serei milhões’. Agora sim somos milhões”.
O seu primeiro pronunciamento Evo declarou ainda:”Diante da obtenção de dois terços, estou obrigado a acelerar o processo de mudança”. As mudanças apontadas por Morales são os 100 projetos de lei que estão parados no Congresso Boliviano. As eleições de 2009 garantir ao MAS dois terços do parlamento o que dá ao Governo garantias de que todos os projetos poderão ser aprovados entre eles o que limita em 5 mil hectares o tamanho da propriedade, acelera a Reforma agrária, garante autonomias indígenas e municipais e dá condições para o governo promover referendos para alterar a constituição entre outros.
Que venha o Socialismo!
O Presidente Lula perdeu a oportunidade histórica de ter promovido esse processo de mudanças, de fato, do Brasil depois dos dois processos eleitoral que o elegeu e reelegeu a presidente. A história dirá as conseqüências desse erro para todos os brasileiros.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO EVO E O MAS CHEGARAM AO COMANANDO DA BOLÍVIA


Em 1997, Evo chegou ao Parlamento boliviano como deputado por Cochabanba, com 70% dos votos de sua circunscrição. No geral o MAS obteve 3,9% dos votos e elegeu 4 deputados.
Em 2000, as lutas sociais na Guerra da Água em Cochabanba, o MAS alcança 20,9% dos votos em 2002 e elege 27 deputados, ficando atrás apenas do partido de direita NFR-Nova Força Republicana de Manfred Reyes.
Em 2003, a Guerra do Gás que ocorreu em Al Alto que resulta, também, na declaração de Guerra dos indígenas aos Gringos depõe dois Presidentes. O MAS ganha as eleições presidenciais em 2005 com 53,7% dos votos, elegendo Evo Morales e, também, 72 deputados e 12 senadores.
Mas informações sobre a Guerra da Água, a Guerra do Gás e a Guerra aos Gringos você poderá encontro em artigo publicado no site:

http://www.santiagodantassp.locaweb.com.br/br/arquivos/nucleos/artigos/Ariel.pdf

Em 2008, a direita tenta a revogação do mandato de Presidente de Evo Morales através de referendo popular. Evo foi mantido no cargo com 67% dos votos.
Em 6 de Dezembro de 2009, Evo Morales se reelegeu com 63% dos votos e o MAS elegeu 24 dos 36 senadores e 85 dos 130 da câmara dos deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário