Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2010

CARREGADORAS DE SONHOS: EXPLESSÃO DE LUTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

O SINTESE lançou nesta Segunda, dia 08 de Março de 2010, o filme “Carregadoras de Sonhos”. O filme retrata a vida de quatro professoras que lutam e sofrem para conseguirem exercer sua profissão. Fruto de uma produção inovadora, a obra visa instigar o debate sobre os mais diversos temas. Não é uma obra acabada, pois a intenção do trabalho é que cada trabalhador e gestor público que se debruce sobre o material tenham suas impressões e avaliações a partir do que vem lutando e fazendo para melhorar a educação pública.

Como a idéia do sindicato é divulgar a produção cinematográfica pelo mundo, com certeza, será objeto de muitas avaliações e servirá de instrumentos de luta para os trabalhadores em educação em vários países. O filme mostra a capacidade da entidade em ultrapassar a luta apenas por salários. Essa ação qualifica a atuação do sindicato, na medida que utiliza o cinema como instrumento de luta. Na obra, estar denúncias de negligência dos gestores com educação pública, sem personalizar, pois é uma realidade que a maioria dos educadores do Brasil e do Mundo sofrem no dia-a-dia de trabalho. Esses educadores, com certeza, se identificarão com realidade retratada e compararão com as situações em que estão vivendo nos seus locais de trabalho.

O trabalho dá margem para discutir a realidade social precária dos alunos que utilizam as escolas públicas e os problemas resultantes dessa situação. Retrata, também, a necessidade de repensar a política de financiamento para educação nacional. Pensar numa educação inclusiva que respeite a diversidade. O trabalho debate que isso somente será possível através de uma política agressiva de formação continuada, salários dignos, dedicação exclusiva dos professores a uma única escola e condições dignas de trabalho.

Entretanto, “Carregadoras de Sonhos” mostra uma realidade muito diferente das condições para uma educação ideal. O filme retrata os problemas de transporte que as professoras enfrentam para chegarem aos locais de trabalho. A impossibilidade de alimentarem-se bem, pelo fato de precisarem deslocar de uma unidade de ensino para outra, prejudicando a própria saúde a médio e longo prazo. A inviabilidade de terem formação continuada, pois não tem tempo nem para comerem, imagine estudar.

Além disso, essas guerreiras/professoras enfrentam todo tipo de adversidade para levarem aos seus alunos a esperança de mudanças nesse contexto de exclusão social gerada pelo capitalismo. Mesmo com os desafios que enfrentam diariamente, não perdem o sonho de um mundo melhor para todos. O sentimento socialista retratado no filme é muito forte.

“Carregadoras de Sonhos” é a expressão viva de que sonhar é necessário e viver para transformar esse sonho em realidade é possível. O SINTESE está de parabéns, pois conseguiu registrar numa obra, tão bela, a alma dos trabalhadores e trabalhadoras sergipanos(as). Que sonhemos sempre por um mundo justo e igual para todos e que lutemos para esse mundo seja possível.

Um comentário:

  1. Sou professora aqui no ES e achei maravilhoso o filme que retrata a nossa situação como professores educadores que somos.Tenho certeza que todo professor brasileiro conseguiu se identificar com essas guerreiras que foram a porta voz de cada um de nós neste filme.

    ResponderExcluir