Pesquisar este blog
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
CUT lança campanha contra Imposto Sindical e pela Taxa Negocial
A CUT – Central Única dos Trabalhadores lançou nessa quarta (05/10/2011) a campanha nacional pelo fim do Imposto Sindical e pela Taxa Negocial. A campanha visa dialogar com as bases de sindicatos filiados e não são filiados à CUT. Os dirigentes da central, reunidos na 13ª Plenária Nacional da CUT aprovaram a campanha por compreender a necessidade do fim desse imposto como condição para manutenção da autonomia e liberdade sindical no Brasil.
O imposto sindical serve apenas para manter estruturas de sindicatos pelegos, aliados aos patrões e governos para retirar e negar direitos aos trabalhadores. Como o imposto é descontado do salário dos trabalhadores, independente de sua vontade, muitas centrais sindicais pelegas tem fundado sindicatos sem nenhum compromisso com a base de trabalhadores, sobrevivendo apenas do imposto sindical.
Para a CUT, é necessário a substituição do imposto sindical pela taxa negocial. Entretanto, diferente do imposto sindical, a taxa negocial somente será descontado do salário dos trabalhadores depois de aprovada em assembléia da categoria, convocada para tal finalidade. Assim, as direções dos sindicatos terão que, obrigatoriamente, realizar assembléia para prestação de contas das negociações e fazer lutas para avançar nos direitos dos trabalhadores, além de convencer a base do percentual a ser descontado nos salários.
Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique, a campanha é para dialogar com as bases e com os dirigentes e os trabalhadores em geral sobre a importância da ratificação da Convenção 87 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) – que trata da liberdade e proteção ao direito de livre organização sindical – e sobre a necessidade de substituir o imposto sindical por uma contribuição negocial definida pelos trabalhadores. Além de inserções na mídia, haverá ainda um abaixo-assinado para ampliar essa campanha e levar esse abaixo-assinado aos sindicatos custistas em todo o Brasil e também para aqueles que não são filiados a central.
Parabéns a CUT! Viva a liberdade e autonomia sindical!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário