Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Acesso gratuito a Internet: projeto AracajuDigital o Bugio será o 1º bairro



O anúncio do projeto AracajuDigital pela Prefeitura de Aracaju merece nosso completo apoio. É o Estado brasileiro garantido ao povo o acesso gratuito de um instrumento de comunicação extremamente necessário nos dias atuais. A capital sergipana já conta com o primeiro ponto de acesso livre à internet localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira) com uma área de acesso que abrange um raio de 200 a 300 metros a partir da torre de comunicação da Guarda Municipal, onde foi instalada a antena transmissora do sinal Wi-Fi (conexão sem fio com a internet). Com velocidade de um mega, a rede possui o nome de ‘AracajuDigital' e pode ser acessada sem senha.

Segunda a Prefeitura em breve o projeto será estendido para os outros bairros. O Bugio será a próxima localidade contemplada seguido por uma praça no Centro da cidade que ainda não está definida e o calçadão do bairro 13 de Julho que terão também redes Wi-Fi. Segundo Prefeito Edivaldo Nogueira, a prefeitura pretende cobrir 30% da cidade com internet gratuita até 2012. A rede pode ser acessada por aparelhos celulares, notebooks, netbooks e por tablet PCs (dispositivos em formato de prancheta), equipados com sistema Wi-Fi.

Essa política adotada pela Prefeitura de Aracaju de levar à população o acesso gratuito a internet garante novas formas de comunicação para a sociedade. Atualmente temos, através da internet, formas de comunicações instantâneas importantes como: o MSN, o telefone pela internet, o email, as redes sociais como o Orkut, Facebook, Twitter entre outras que são ferramentas baseadas de internet que possibilitaram uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas.

Este é um ponto muito positivo por tornar as pessoas mais próximas. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso à internet pelo fato de ser caro o serviço e do ponto de vista tecnológico elas estão excluídas digitalmente. Essa atitude da Prefeitura de Aracaju vem no sentido de superação desse problema que atinge a maioria da população. Entendemos, porém que esse projeto deve ser estendido a 100% da cidade. Assim a população não precisará pagar para ter acesso ao bem básico para a vida das pessoas.

A descentralização da informação, da cultura e da educação são pontos que refletem bem a importância da internet na sociedade, pois com a internet, a informação, cultura e educação deixaram de ser privilégio de alguns apenas. Livros gratuitos na internet, blogs dos mais variados assuntos, serviços de mapas, passeios virtuais que permitem conhecer diversas cidades, bibliotecas, baixar músicas e filmes entre serviços.

A importância da internet na sociedade também pode ser atribuída a inúmeras oportunidades que podem ser exploradas pela internet. Oportunidades como conhecer lugares virtualmente, trabalhar pela internet, conhecer empresas e pessoas, entre outras.

Com certeza a revolução da tecnologia e o acesso a internet trouxe grandes mudanças sociais e culturais, provocando transformações com grande velocidade no mundo todo. Pode ler diariamente as notícias do Estado, do Brasil e do mundo, saber os fatos importantes que envolvem a nossa sociedade, interar dos grandes acontecimentos, desde aqueles que acontecem na cidade como aqueles que ocorrem em qualquer outra parte do planeta. Pode fazer pesquisas sobre os mais variados assuntos, aprender coisas novas, conhecer diversos lugares sem ao menos levantar-me da cadeira. Pode fazer compras sem sair de casa e ainda se comunicar através de emails, mensagens, comunidades, blogs com qualquer pessoa do meu círculo social ou não. Parabéns a Prefeitura de Aracaju por essa iniciativa.


Com informações do emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário