Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

TAILÂNDIA E A LUTA PELA DEMOCRACIA

Os conflitos na Tailândia, noticiados pelos grandes meios de comunicações transpareceu para o público brasileiro uma realidade irreal. Como a grande mídia brasileira (Globo, Bandeirantes, Record, Rede TV etc) divulga notícias internacionais produzidas pela CNN estadunidense, está informações merecem uma análise mais cuidadosa. Foi noticiado que os “Camisas Vermelhas” estavam provocando uma bagunça completa no país sem motivo aparente. Mas o que, de fato, está acontecendo na Tailândia para que haja confrontos tão intensos entre o exército e os Camisas vermelhas?

A Tailândia sofreu um golpe militar em 2006, no qual o governo de esquerda de Thaksin Shinawatra eleito, democraticamente, pelo povo foi tirado do poder para que as elites do país instalassem uma Monarquia, isto é, um reinado governado pelo Rei Abhisit Vejjajiva. Os Camisas Vermelhas é um movimento popular, espalhado por todo país, formado por cidadãos tailandeses que não aceitam a continuidade de um governo autoritário. Por incrível que pareça, os grandes meios de comunicações no Brasil não divulgaram isso para o público, mas apenas que o país estava um caos.

A atual Ditadura (reinado) de Abhisit tem o apoio do partido DEMOcratas local e dos Estados Unidos que quer manter os privilégios que as multinacionais estadunidenses possui no país. Estranho são os Estados Unidos que se diz defensor da democracia, quando se fala de Irã que é um país que mantém eleições diretas, mas quando se fala da Tailândia pode ter Ditadura Militar. Os Camisas Vermelhas lutam pelo retorno da democracia no país, mas, também, pela melhoria no sistema de saúde, de educação, por políticas de moradias populares, bem como criação de fundos bancários nos povoados para estimular os negócios e gerar emprego e renda para a população mais pobre.

Assim, como as elites querem continuar governando sem respeitar os pobres, que é a maioria da população, adotaram a ditadura, pois num processo de eleições diretas seriam facilmente derrotados. A defesa dos Camisas Vermelhas por igualdade social e distribuição de renda está, cada vez mais politizando os trabalhadores que estão se organizando em todo canto do país com as mesmas bandeiras de lutas: respeito aos pobres com distribuição de renda e retorno da democracia.

Portanto, assistir os grandes meios de comunicações no Brasil necessita buscarmos outras informações sobre a verdade dos fatos. O que tentam distorcer é sempre a luta e organização dos trabalhadores para lutarem por um mundo justo e igual para todos. Entretanto, o que as elites do Brasil, da Tailândia e de qualquer parte do mundo não querem é que isso aconteça. Por isso, tentam, o tempo todo, esconder a verdade ou distorcer as informações para o povo. O conflito na Tailândia é um exemplo desse comportamento.

Assista o vídeo sobre os confrontos nas ruas do país no endereço eletrônico da Uol: http://mais.uol.com.br/view/83gdkphqromr/nova-onda-de-violencia-toma-conta-da-tailandia-veja-imagens-04029A3672D8B13366?types=A&

4 comentários:

  1. boa gostei da informação
    vlw
    se tiver mais posta ai
    ok

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto
    Vc está de parabéns por essa iniciativa!
    Quando eu vi a manchete de "Onda de violência na Tailândia" que saiu no G1, eu de cara duvidei do que estava sendo noticiado, e fui buscar saber o que realmente estava acontecendo naquele país.
    O mais incrível é que eu não consegui encontrar nenhum material sobre a atual crise que acontece por lá... Foi aí que encontrei o seu texto, que só confirmou o que eu já suspeitava...
    É uma pena que o povo não tenha acesso a essas informações, e tudo o que eles sabem se reduz ao QUE convém à Globo, Record, etc. mostrar...

    Olha o tamanho do absurdo que encontrei no G1:

    Na íntegra:
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/governo-tailandes-discute-anunciar-toque-de-recolher-em-bangcoc.html

    1o.
    Já começa pela manchete:"Protestos causaram 24 mortes em três dias no país.
    Grupo quer a queda do governo da Tailândia."
    Eu pergunto: isso realmente RESUME a atual situação política do país? Isso definitivamente ESCLARECE?! Alias, 24 mortes de QUEM? Não serão mortes de protestantes?! Isso não fica claro...

    2o.: Se vc continuar a ler a notícia, vai encontrar só dados que induzem o leitor a encarar os protestos políticos como meros ATOS DE VANDALISMO E VIOLÊNCIA... Ótimo, não? A mesma coisa que tentaram fazer c/ o MST aqui no Brasil.

    3o.: Finalmente, no último parágrafo, que muito leitor internauta não chega a ler... O G1 "explica" a origem do conflito, com informações BEEEEEm precisas, e termina o texto com uma frase sobre o governista de esquerda que foi deposto pelos militares:
    "Os camisas vermelhas são partidários do ex-líder Thaksin Shinawatra, deposto por militares em 2006 e condenado a dois anos de prisão por CORRUPÇÃO."
    Aí reside o golpe de misericórdia sobre a cabeça da opinião pública, o povo lê isso e pensa:
    "Ah entendi... Esse tal Thaksin era um rebelde armado e corrupto, então ele é o vilão e os militares que o deporam são os heróis da história, como nos filmes norte-americanos..."

    (Obs.: Desculpe o post ter ficado tão extenso..)

    ResponderExcluir
  3. maravilhaa ! também procurei saber sobre a causa real desse conflito e não achei nada, mas graas a este blog ja deu pra entender... os ricos não querem perder poder ! e os ricos daqui tbm não querem alarmar, aguçar o povo manso brasileiro com essas idéias. Só mostram a bagunça e não o que esta por de tras dela !
    ótimos este blog...

    ResponderExcluir
  4. Esse é o objetivo do nosso Blog, levar informações para ser utilizada nos mais diversos espaços possíveis. Abraço a todos.

    Roberto

    ResponderExcluir