Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pediatria dos hospitais particulares e o Jogo da Vida

A partir deste sábado, 27 de Novembro de 2010, a pediatria do São Lucas será desativada. O anúncio foi realizado pela direção do hospital nesta quinta-feira, 25, em audiência no Ministério Público Estadual. A promotora de justiça Euza Missano agendou uma nova reunião para o dia 9 de dezembro, prazo em que os planos de saúde e o São Lucas devem chegar a um consenso, ou seja, afirmar como atenderão a população do Estado que paga Planos de Saúdes. A Unimed, único hospital particular com pediatria particular ainda em funcionamento, deve deixar de atender outros planos de saúde para suprir a demanda dos seus clientes.

De acordo com a promotora Euza Missano, a realidade é de colapso na área da saúde na área da infância e do adolescente. “O Ministério Público vem lutando muito, mas infelizmente não conseguimos manter as nossas liminares, já entramos com recurso nos autos da ação civil pública que foi movida. Hoje o Hospital São Lucas apresentou uma proposta e até o dia 9, os planos darão uma resposta. Entretanto, nesse período os pais terão que pedir sorte a Deus que seus filhos não fiquem doentes.

Outro agravante é que o HUSE, antigo Hospital João Alves não possui UTIs pediátricas. Portanto, a situação da pediatria apresenta-se em estado de calamidade. A presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria Glória Tereza, se mostrou preocupada com a situação e reforça que existem profissionais suficientes para o atendimento nos hospitais. Segundo Glória, faltam melhores condições de trabalho e salário para que esses profissionais continuem na pediatria.

Neste cenário de caos, o que farão os pais em situação de Urgência e Emergência quando ao verem seus filhos adoentados? Por que o lucro está acima da vida? Os donos de hospitais dormiram sossegados sabendo que estão colocando em risco a vida de centenas de crianças nesse Estado? Por que o Estado não estatiza estes hospitais, uma vez que é concessão pública?

Essa e outras questões deverão ser debatidas pela sociedade para que possamos chegar a uma solução que beneficiem a todos e não alguns que querem lucrar colocando em risco a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário