Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MORALES: COM BASES MILITARES NÃO HAVERÁ RESPEITO À INTEGRAÇÃO DA REGIÃO

Adital - 29.07.10 – BOLÍVIA

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta quarta-feira que, enquanto houver presença de bases militares estadunidense na América Latina, não haverá respeito pela democracia, desenvolvimento ou integração dos países na região.

As bases militares na América Latina "são um elemento de agressão e provocação aos países que estão em processo de revolução democrática e jamais se respeitará a democracia, o desenvolvimento ou a integração dos países", declarou desde Cochabamba (centro do país).

Ressaltou ainda que o Governo dos Estados Unidos, através de suas bases militares, tenta criar "divisão e discrepâncias entre os presidentes da Colômbia e da Venezuela".

Morales acrescentou que, apesar das diferenças entre os Governos, os presidentes da América do Sul devem trabalhar para conseguir a paz na Colômbia e colocar fim à intervenção estrangeira na região.

"Através do diálogo e da paz se consegue tudo", disse, enquanto descartou a idéia de manter uma guerra entre nações irmãs pois, em sua opinião, "isso era em décadas passadas quando se buscava revolução por meio de uma insurreição".

Acrescentou que pedirá ao presidente do Equador e líder pro témpore do grupo regional, Rafael Correa, uma cúpula de mandatários uma vez que Juan Manuel Santos assuma a Administração da Colômbia.

"Pedimos ao presidente Correa, que depois que o novo mandatário da Colômbia tomar posse, faça uma cúpula de chefes de Estado para debater a portas fechadas a paz regional e a integração, assim como a permanente cooperação entre países da América Latina".

"Estou convencido de que nesta nova etapa os povos do mundo têm as bandeiras de luta pela defesa da mãe terra e a defesa da soberania".
Morales recebeu nesta quarta-feira o chanceler venezuelano Nicolás Maduro, que chegou à La Paz para uma viagem à região para divulgar uma proposta de paz para a Colômbia, a qual deu seu apoio.

A notícia é da Telesul

Nenhum comentário:

Postar um comentário