Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de Sergipe realiza panfletagem nessa sexta na orla da Atalaia



Com tema: “Faça Bonito: Por uma Infância saudável – Denuncie ligue 100 ou 181” o comitê estadual de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes realiza marcha com panfletagem nessa sexta 18/05/12 com concentração nos arcos da orla a partir das 18h logo após a panfletagem promovida pela SEMASC-Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

A marcha tem por objetivo chamar a atenção da sociedade em geral, mas principalmente donos de bares, de pousadas, hotéis, taxistas, turistas e o poder público sobre a urgência em garantir a criança e ao adolescente a vivência saudável de suas fases. Também visa cobrar das autoridades públicas a efetiva implantação e implementação dos Planos de Enfrentamento à Violência Sexual em todas as esferas de governo, bem como sensibilizar a todas e todos para a importância da denúncia que pode ser anônima através do disk 100 e 181.

Participarão da marcha além das entidades que compõem o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e entidades ligadas à defesa e promoção de direitos da criança em geral, como o Fórum DCA-SE, o Movimento Nacional de Direitos Humanos de Sergipe, Conselhos Estadual e Municipais da Criança e do Adolescente, e órgãos e autoridades públicas, além de estudantes, militantes, representantes de movimentos sociais da cidade e do campo que abraçam a causa.

A temática da violência sexual praticada contra a criança e adolescente em Sergipe não tem dimensão diferenciada do contexto nacional. É um tema polêmico que envolve o medo, o silêncio, mitos e muitos tabus. Por esse motivo, entre outros que envolve a cumplicidade do poder público, a família e a sociedade, a ausência de dados oficiais estatísticos confiáveis em torno da temática é uma realidade atual ainda muito presente. No entanto, sabe-se que 80% dos crimes praticados são cometidos no âmbito intrafamiliar, quase sempre concentrado na figura masculina do pai ou padastro, seguido de tios, primos e por últimos vizinhos e pessoas desconhecidas.

Apesar de parecer existir um pacto de silêncio, muitos casos têm sido revelados a exemplo do caso Araceli Cabrera Crespo, que aos 8 anos desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre, o corpo foi encontrado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Para fortalecer essa luta que em resumo, representa a luta pela defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente em Sergipe, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual da Criança e do Adolescente, convida a todas e todos para juntos, marcharmos contra esse mal que tem por tema: Faça Bonito: Por uma Infância Saudável – Denuncie ligue 100 ou 181”.

Com Informações MNDH-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário