Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL: ENCHENTES, SECAS, TORNADOS, DESTRUIÇÕES E MORTES

O debate sobre o aquecimento global está ficando, cada vez mais, desfocado. Atribui-se a culpa a esse fenômeno os mais diversos elementos como o próprio homem que, no entendimento dos grandes meios de comunicações, somos os responsáveis pela destruição do planeta. Assim, um papel de bala que atiramos no chão ou a descarga que damos no vaso sanitário contribui para a destruição da natureza e, portanto, para o aquecimento global e por isso “temos que preservar o nosso planeta”.

É comum as grandes reportagens no Globo Reporter, no fantástico, na revista Veja entre outros meios de comunicações burgueses trabalhando essa tese. Para eles, o “homem” é culpado pelos fenômenos climáticos que estão acontecendo no mundo fruto desse aquecimento do planeta. Nas reportagens, como tudo é culpa do homem, todos nós somos culpados pelo que está acontecendo no mundo. Mas precisamos entender o aquecimento global a partir de outros elementos que não são trabalhados por esses meios de comunicações.

Enchentes, secas, tornados, nevascas, granizos estão causando muita destruição e mortes são resultados do modelo de econômico adotado pelos países capitalistas centrais. Esses países, adotaram métodos de dominação econômica nas nações mais pobres que combina exploração das riquezas agrícolas, minerais, metais preciosos e fontes de energia com a destruição do meio ambiente. Assim, a exploração das riquezas dos países pobres acontece combinado com o desmatamento, destruindo toda fauna e flora e a poluição do ar, dos rios, do lençol freático e dos solos.

Em busca do lucro, as empresas multinacionais dos países ricos, promovem destruição de todas as ordens. Essa destruição está provocando mudanças, significativas na dinâmica climática, pois é o clima o mais frágil e atingido por essas agressões ao meio ambiente. Na medida que os clima de todo mundo começam a se alterar, muda a lógica que acontecia antes. Como i clima muda, começa a acontecer diversas conseqüências catastróficas. Tudo fruto do processo desse modelo econômico adotado do mundo que prioriza o consumo em detrimento da preservação ambiental.

O modelo de consumo centrado no lucro e no uso intenso dos recursos da natureza tem resultado com conseqüências incalculáveis para o futuro. Na medida que a população do planeta cresce, cresce, também, a produção de objetos supérfluos que estimula o consumo, cada vez mais. Assim, em nome do lucro, as grandes empresas, que atualmente dominam o mercado mundial, estimulam o consumo e agridem, de forma cada vez mais intensa, a natureza.

Na medida que os recursos naturais das nações desenvolvidas estão em vias de extinção, as empresas desses países voltam os olhos para as riquezas dos países subdesenvolvidos. Ai, para o controle dessas riquezas, vale de tudo: expulsão dos povos nativos, estímulos as guerras civis, controle das riquezas hídricas, minerais, fontes de energias, das terras e da produção agrícola. Desta forma, a exploração, sem controle das nações pobres está alimentando essa sociedade do consumo, principalmente nos países desenvolvidos.

Percebe-se, também, nesse processo de controle das riquezas das nações pobres, a população são que mais sofre. Mesmo sendo países com grandes quantidades de riquezas, a população não usufrui dessas riquezas. Assim, o que percebe-se em vários países é a existência de aliança dos governos locais com as grandes empresas multinacionais, que os apóiam em campanhas eleitorais para manter o modelo de exploração ativo.

Dar para compreender a lógica, destruição, destruição e mais destruição em nome do lucro e do consumo. O resultado dessa equação é destruição, também, provocadas pelas mudanças climáticas acontece em todo mundo.

Quando se afirma que o “homem” é o culpado pela destruição do planeta, pretende-se tirar a culpa de quem são os culpados pelo que estamos vivemos atualmente: as empresas e seus donos que na busca em acumular, cada vez mais riquezas, vale tudo, inclusive destruição o meio ambiente e toda fauna e flora existente na terra.

Essas ações tem conseqüências diversas, como:

1. As secas que tem aumentado tanto nas zonas tropical quanto nas zonas temperadas. É sabido que a condição para que haja precipitações é o processo de resfriamento do ar. Esse resfriamento provoca o processo de condensação das nuvens e as chuvas. Como a temperatura do ar está ficando cada vez mais quente, em função do desmatamento que deixa a terra mais quente e mais seca e da poluição que provoca o efeito estufa, deixando a temperatura do ar muito quente. Assim, as secas estão sendo cada vez mais duradouras e rigorosas. O resultado disso, é a morte dos rios passa a ser intermitentes a falta de água que já atinge várias nações em todos os continentes.

2. As enchentes que acontecem no período chuvoso. Na medida que o clima passa muito tempo sem que haja precipitações, a atmosfera fica muito cheia de vapor d`água. Assim, quando o ar sofre algum tipo de resfriamento, em função do movimento de inclinação da terra e da dinâmica das correntes de ar, as chuvas, geadas, nevasca e granizos acontecem de forma intensa. Isso acontece, em função do desmatamento, pois o solo fica muito seco e duro que impossibilita a infiltração da água para o lençol freático. Desta forma, toda atividade climática que cai na terra, provoca muita destruição, das mais diversas ordens.

3. Os tornados e furacões que acontecem em função do aquecimento do ar. Os tornados são resultados da elevada temperatura do ar que provoca a ascensão do mesmo e ao encontra-se com as nuvens de chuvas provocam o turbilhão de vento. Já os furacões são resultado da elevada temperatura que provoca intensas chuvas com ventos muito forte que podem durar semanas. O aquecimento da temperatura aumenta a incidência desses fenômenos, inclusive em áreas que não aconteciam antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário