Pesquisar este blog

sábado, 15 de setembro de 2012

Eleições, levando a sério...



Por Luciana de Lima Marques*

Mais uma vez é ano de eleição e mais uma vez continuamos ouvindo as mesmas promessas e o mesmo discurso de sempre de candidatos aos quais já demos a eles diversas oportunidades e os mesmos não cumpriram simplesmente nada do que falaram em seu discurso. Ou seja, era apenas um discurso de campanha política sem a mínima intenção de fazer cumprir o que ali foi prometido. Se compararmos os discursos de anos atrás com os discursos de hoje veremos que eles não mudaram muito, apenas receberam uma pincelada de mais promessas, enquanto trabalho e compromisso com o povo, que é importante, não vemos.

Está na hora da gente mostrar que realmente queremos mudanças e nos dar a chance de mudar. Qual a lógica que existe em elegermos políticos bons em discursos e em carisma se os mesmos não honram o compromisso feito com o povo durante sua campanha política? De que adianta ouvi-los falar palavras lindas do tipo “povo que quero bem”, se são apenas palavras citadas para ludibriar o povo?

Precisamos de políticos que tenham mais compromisso com seu povo que deem atenção à saúde, ao saneamento básico, aos servidores e principalmente a segurança dos cidadãos. Realmente é muito importante para uma comunidade ser manchete nos jornais, aumenta a autoestima de seu povo, mas, sair nos jornais como sendo um lugar violento, ou por falta de vaga em um cemitério público tendo espaço suficiente para ampliar os mesmos, é realmente lamentável.

Vamos parar para analisar e buscar escolher candidatos que trazem consigo um histórico de trabalho e que realmente buscam ajudar o povo para isso existe a Lei da Ficha Limpa. Chega de tanta incompetência, se o político A, B ou C está no poder foi graças ao nosso voto e o mesmo só vai continuar lá se o povo assim desejar. Já foi a época em cargo político era vitalício, hoje é democracia e na democracia quem manda é o povo e não somente a elite ali existente.

Calçar ruas, ter uma educação e saúde de qualidade, boas condições de saneamento e segurança pública, pagar os servidores públicos em dia, uma melhor distribuição de renda, criar oportunidades de emprego não é um ato de bondade de nenhum político, mas sim nosso direito adquirido ao longo dos anos e de muita luta, está na nossa Constituição. Lembremos sempre que muitos tiveram que dá suas vidas para que tudo isso se tornasse realidade hoje em nosso país e no mundo e a gente simplesmente fecha os olhos diante da realidade vivida.

Vamos parar com essa “paixão aguda”, esse “fanatismo político”, essa “ gratidão acentuada”, tudo que qualquer político possa fazer por nós é apenas um dever dele, pois ele é simplesmente um funcionário do povo por quatro anos ou até menos basta somente que a gente queira. Portanto, é sempre bom lembrar uma frase que é constante na televisão: “voto não tem preço, tem consequência”. Essas consequências são várias, mas vou citar algumas delas e que acho de suma importância, salários dos servidores em atraso, caos na saúde e a insegurança constante.

*Luciana de Lima Marques é aluna graduanda de Licenciatura em História pela UFS – Itabaiana – Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário